No mundo em que vivemos hoje, é preciso ter muita capacidade, ser muito bom naquilo em que se quer especializar.
O mercado de trabalho é muito competitivo, e para alcançar o êxito, deve-se fazer cursos de outros idiomas, ser "fera" em informática (uma vez que as profissões estão ligadas às tecnologias da informação), etc.
Infelizmente, quem não tem uma alta qualificação profissional, deve se sujeitar a receber baixos salários ou sofrer duras conseqüências, como o desemprego.
Mas antes de qualquer item na escolha de uma profissão é essencial escolher aquilo que gostamos e para o qual temos vocação, jamais se deixando levar pela ambição. Pois fazer o que não gostamos, nos torna péssimos profissionais gerando uma imensa frustração!
O importante é ter confiança em nós mesmos, e força de vontade, para lutar pelo nosso sucesso profissional. Devemos dar o nosso melhor, para obter um futuro brilhante!
Na nossa opinião, o mercado de trabalho cada vez mais contrata um número expressivo de jovens. Devido à crise econômica na qual se encontra atualmente o país, surge a necessidade de os jovens começarem a se dedicar ainda mais ao estudo, e por meio dele, se profissionalizar em uma profissão do futuro, ajudando também um pouco nas despesas de casa. Outro motivo, também pode ser o de ganhar sua independência financeira: sair, namorar, freqüentar bailes e casas noturnas, entre outros tipos de diversão. Cremos que este não é o fator principal, porém influencia bastante.
Mas o grande sonho é o de tornar-se profissional especializado em uma determinada área. Há muitas pessoas para pouco emprego; daí os que não possuem especialização, ficam desempregados.
A sociedade brasileira, principalmente, vem sofrendo muito com a falta de empregos.
Atualmente são as máquinas e computadores que estão tirando uma parte dos empregos, além do fato de que o número de analfabetos torna-se cada vez maior (por "analfabeto" entenda-se: sem instrução suficiente para encarar o mercado de trabalho).
Futuramente teremos uma sociedade com menor grau de instrução ainda, pois tudo estará girando em torno da Internet. E quem não se atualizar ficará de fora desse mundo globalizado e tecnologicamente desenvolvido.

0 comentários:

Postar um comentário