A falta de experiência, com certeza, é o critério que mais dificulta a busca pelo primeiro emprego. Pensando nisso, vários estados e municípios estão oferecendo programas que beneficiam o jovem que está entrando no mercado de trabalho. Vamos ver alguns exemplos:

JOVEM TRABALHADOR
PRIMEIRO EMPREGO


É o programa desenvolvido pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal. O Governo oferece aos empresários um incentivo (meio salário mínimo) para a contratação de jovens de 16 a 24 anos que ainda não possuem vínculo formal empregatício superior a seis meses.

O PROGRAMA PRIMEIRO
EMPR
EGO
Iniciado em 1999 pela Secretaria do Trabalho, Cidadania e Assistência Social do Rio Grande do Sul. O programa contribuiu para a inserção de mais de 18 mil jovens no mercado de trabalho, incentivando a contratação de jovens pelas empresas pelo período de 12 meses. Nos primeiros seis meses de trabalho, o salário do profissional é garantido pelo programa, depois a própria empresa assume a responsabilidade e decide se contratará ou não o jovem. Este programa associa a necessidade de permanência na escola ao incentivo direto ao emprego jovem.

O PROGRAMA JOVEM
CIDADÃO MEU PRIMEIRO TRABALHO

O Governo do Estado de São Paulo criou este programa com o objetivo de proporcionar ao jovem, de 16 a 21 anos, matriculado na rede estadual de ensino, uma oportunidade de introdução ao mundo do trabalho e, ao mesmo tempo, estimulá-lo a completar o ensino médio. O programa oferece estágios remunerados com duração de 6 meses. Metade da bolsa-estágio é paga pelo Governo e, a outra metade, pela empresa que contrata o jovem trabalhador.

O SISTEMA NACIONAL DE
EMPREGOS (SINE)
Existe em alguns Estados. Além de tentar conseguir vagas, ainda oferece cursos de qualificação e requalificação profissional, já que muitas vezes existem vagas, mas os candidatos não estão preparados para ocupá-los.
Em todos estes programas, o jovem deve ser reconhecido como um ator social e capaz de realizar o trabalho que lhe foi oferecido. Além de acabar com o analfabetismo, esses programas podem ajudam a mudar a situação de desemprego no Brasil, principalmente no caso dos jovens. Afinal, o trabalho é um dos componentes mais importantes da nossa cidadania.
Volte a pagina inicial do blog.




Volte a pagina inicial do blog.


Fale com o uellington no msn.

0 comentários:

Postar um comentário