Segurança do trabalho são medidas que se adotam para diminuir a quantidade de acidentes trabalhistas e as doenças ocupacionais e que também visam a proteger a integridade e capacidade de trabalho do indivíduo. A segurança do trabalho engloba diversas disciplinas como segurança, higiene, medicina, psicologia, comunicação e treinamento, administração, meio ambiente, pesquisa, legislação, responsabilidade civil e criminal, perícias, proteção do meio ambiente, ergonomia e gerência de riscos. Ou seja, grande parte das atividades exercidas pelo ser humano estão relacionadas à segurança de trabalho.

Numa empresa, a equipe que atua na área de segurança do trabalho é composta por: técnicos de segurança de trabalho, engenheiros de segurança do trabalho, médicos e enfermeiros do trabalho; estes profissionais reunidos formam o SESMT, ou Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho. Os empregados da empresa constituem o CIPA, ou Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, que previne além dos acidentes, as doenças decorrentes dos acidentes de trabalho, visando à saúde e o bem estar do trabalhador.

Existem normas e leis que regulamentam a segurança do trabalho. A legislação brasileira é formada por Normas Regulamentadoras e Normas Regulamentadoras Rurais além de outras leis complementares, bem como portarias e decretos, além das convenções internacionais da organização internacional do trabalho. As leis exigem que as empresas brasileiras constituam equipes de segurança o trabalho. Mas a segurança do trabalho também é útil à empresa, porque faz com que ela se organize, aumente a produtividade e qualidade de seus serviços e produtos, tornando melhores as relações humanas no trabalho.


Volte a pagina inicial do blog.

Fale com o uellington no msn.

0 comentários:

Postar um comentário