As empresas estão montando suas próprias "universidades" ou trazendo-as para o local de trabalho.
Afinal, o ritmo vertiginoso das mudanças torna o conhecimento obsoleto num piscar de olhos. O fundamental é garantir aos funcionários uma estrutura de ensino permanente.
Hoje sabe-se que reciclagem e desenvolvimento de profissionais são investimentos seguros. Reciclagem de conhecimento dentro das organizações implica desenvolvimento de pessoas, mais prazer dos funcionários em tudo que fazem, que é igual a aumento de produtividade, satisfação dos clientes, mais lucros.
As aulas simulam o dia-a-dia dos negócios e estão bem focadas em desenvolver o essencial para o sucesso da empresa, em disseminar entre os profissionais-estudantes as práticas que serão aplicadas objetiamente à sua função.
Os investimentos dessas universidades ficam em torno de 3% a 5% da folha de pagamento. E essas iniciativas promovem uma redução na rotatividade de pessoal, já que os funcionários sentem que a empresa se preocupa com o desenvolvimento de cada um.
A missão da universidade corporativa é treinar e garantir o aprendizado contínuo de funcionários, clientes e fornecedores. O objetivo é que todos passem a ter as qualificações necessárias para atender as metas da organização. Outro objetivo é proporcionar aos funcionários um conhecimento do contexto no qual a empresa opera. Elas permitem que o funcionário administre de forma proativa seu próprio desenvolvimento profissional.
Para prosperar num ambiente global em constante transformação é necessário que o modo de pensar seja compartilhado por todos os funcionários. A idéia é que todos caminhem numa só direção, algo vital para o sucesso a longo prazo de qualquer empresa. Por isso entrar no setor de educação é uma maneira de as empresas assegurarem sua sobrevivência no futuro.

0 comentários:

Postar um comentário